quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Brincadeira / Zert (1969)



Sinopse: Na década de 1950, Ludvik Jahn foi expulso do Partido Comunista e da Universidade por seus colegas, por causa de um bilhete politicamente incorreto que ele enviou para sua namorada. Quinze anos depois, ele tenta se vingar seduzindo Helena, a esposa de um de seus acusadores.












Comentário: 
Kundera é um dos autores do Leste Europeu mais agradáveis ​​do período pós-guerra e se dá pelo fato de ter escrito uma série de livros com uma forma muito simples, jocosa, a mensagem: nós lutamos contra o totalitarismo simplesmente não se importando com isso; o adultério é uma ótima maneira para ser um dissidente.

Ludvik Jahn serviu em uma unidade militar não-combatente, em seguida, passou um ano em uma prisão (sem condenação) e teve que trabalhar durante seis anos nas minas (por falta de diploma universitário) só porque seus colegas e companheiros de partido levou muito a sério uma piada estúpida que ele escreveu para a sua amada, por razões absolutamente pessoais. A vingança de Jahn assume a forma de uma piada, porque sua grande preocupação era saber o seguinte: como é que estes homens levam tão a sério uma chacota inocente?  No entanto, a brincadeira acabou mal: em vez de humilhar Pavel, o antigo líder da organização partidária dos estudantes, seduzindo sua esposa, Jahn humilhou uma inocente e ingênua, mulher, quebrou o coração do seu jovem pretendente e, pra piorar, teve que perceber que Pavel, o comunista supostamente sério, se saiu muito melhor no campo do adultério: desfrutando da companhia de estudantes atraentes de 20 anos que não têm absolutamente nenhuma noção de o marxismo e a construção do socialismo. É através desta realização, e não tanto através de seu ostracismo antes, que Ludvik é confrontado com as conseqüências de sua própria piada mal colocada. Seu protesto solitário contra o sistema falhou.

Um comentário:

  1. Li esse livro há muitos anos e não sabia que havia um filme, vou assistir! Amo o Milan Kundera"

    ResponderExcluir