terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bela Aldeia, Bela Chama / Lepa Sela Lepo Gore (1996)


Sinopse: O ano é 1980. Halil, um muçulmano, e Milan, um sérvio, são amigos na Iugoslávia. Os dois meninos cresceram juntos. Eles moravam perto de um túnel inacabado, o Túnel da União e da Fraternidade, que deveria ligar Em 1980, Halil e Milan são amigos de infância.

Cresceram juntos, morando perto de um túnel inacabado, que deveria ligar Belgrado a Zagreb. Nenhum dos dois tem coragem de entrar lá dentro - um espaço povoado por ogros, fantasmas e monstros.

Doze anos depois, estoura a guerra da Bósnia e os dois, agora adultos, encontram-se em lados opostos. Os soldados sérvios se embriagam e passam à destruição sistemática de aldeias inteiras, assassinando homens, velhos e crianças.

Um dia, um batalhão sérvio é emboscado no túnel por seus inimigos muçulmanos. O cerco dura dias. Presos sob imensa tensão, sem água nem comida, tendo como refém uma jornalista americana, os soldados passam a encenar histórias e trocar idéias sobre assuntos inusitados: a Coca-Cola, o comunismo, os sonhos da juventude, o consumo, a guerra dos sexos.


Comentário:

O filme da Guerra Bósnia do diretor Srjdan Dragojevic "Bela Aldeia, Bela Chama" é um filme surpreendente sobre dois amigos separados devido a uma guerra. Milan é um Sérvio e Halil é um muçulmano. Eles são melhores amigos e apreendemos sobre suas vidas através de suas memórias. O filme é construído fora da sequência, de modo que vemos Milan no hospital e através de vários flashbacks testemunhamos o que levou-o para o hospital. Uma das imagens do filme que destaca-se em minha mente é a inauguração do Túnel da Paz de 1980. Durante a celebração um homem corta seu dedo em vez da fita. E então, somos forçados a nos mover até o presente onde a paz está longe de qualquer circunstância. Os dois amigos, como crianças, com medo de entrar no túnel por temerem um ogro que vive lá dentro. Todos cresceram e, no calor da batalha, Milan e seu esquadrão se escondem dos muçulmanos naquele túnel, presos por dias em um extenuante impasse entre os Sérvios e os muçulmanos. Eles quase se tornam os ogros. Mulan se lembra dos bons momentos com Halil, antes que a guerra estivesse iniciado. Um caminhão de suprimentos médicos dirigido por um viciado em recuperação fica preso também no túnel, junto com uma jornalista americana que está escondida. O filme é muito realista, mas, ao mesmo tempo é apto a nos jogar em um humor negro. Mesmo quando Mulan está no hospital quase sem poder se mover, ele ainda está furioso e convicto para matar um soldado Bósnio que está ao seu lado. Tudo que ele consegue pensar é sobre sua mãe e sua família que está morta, e seu companheiro que está quase morto. Seu outro amigo, o professor, tenta confortá-lo e convencê-lo que a vingança não vale a pena. Daquele ponto em diante o filme se torna mais e mais psicologicamente perturbador. Há tanta coisa neste filme que é difícil descrever a não ser que você já tenha conhecimento sobre o conflito na Bósnia. "Bela Aldeia, Bela Chama" está longe de ser um filme de guerra hollywoodiano. Mesmo que o filme seja contado de uma perspectiva da Sérvia, nenhum ato militar é justificado. Este deve ser um dos filmes mais tristes que já vi. Outra imagem que me assombra, até mesmo depois do fim do filme, é a cena em que o chão está coberto de cabeças e pés de vários corpos, incluindo crianças. Música emocional de acordeão toca ao fundo, de uma maneira natural e brutal da guerra mostrado de uma maneira que nenhum filme Hollywoodiano seria capaz de fazer. "Bela Aldeia, Bela Chama" é um dos melhores e mais subestimados filmes de guerra de todos os tempos. Assista-o para lembrar-se de como terrível e triste a guerra é. É um filme tenso e dramático que continua com você, mesmo depois de terminado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário